28 de março de 2024

Domio, uma maneira diferente de ouvir música durante as pedaladas

Sistema de transmissão acústica acoplado ao capacete oferece aos ciclistas uma alternativa segura a utilização de fones de ouvido e caixas de som amplificadas

O gosto comum de ouvir música durante a prática esportiva levou um engenheiro e um ex-funcionário do Google a criarem um dispositivo que, uma vez instalado no capacete do ciclista, escutar suas músicas preferidas de forma imersiva e segura.

Trata-se do Domio, um dispositivo que, aos contrário dos fones de ouvidos, permite a audição de música sem bloquear os sons externos ao redor do ciclista.

Para uma boa parte dos ciclistas, ouvir música durante as pedaladas é algo fundamental. Contudo, a utilização de fones de ouvido que não tenham sido especificamente desenhados para utilização esportiva possui seus riscos, principalmente no trânsito caótico das grandes cidades.

O Domio utiliza uma tecnologia que transmite as vibrações das ondas sonoras para a caixa craniana do ciclista, utilizando o capacete como uma espécie de caixa de ressonância.

De tamanho compacto e resistente a água, golpes e quedas, o Domio conecta ao smartphone do usuário via Bluetooth.

Domio

O acessório é fixado ao capacete via uma fita de alta aderência e pode ser instalado em praticamente qualquer modelo. Simples de ser operado, utiliza um único botão para as funções liga/desliga, pausa e nível da bateria, além de um dial circular que controla de volume. Ambos os controles podem facilmente ser operados mesmo com a utilização de luvas.

Domio

O Domio vem equipado com uma bateria de 1600 mAh, o suficiente para, de acordo com seus desenvolvedores, uma autonomia de até 7 horas de uso contínuo.

Comercializado em regime de pré-venda por 49 dólares, o Domio pode ser adquirido diretamente no website do fabricante.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização