24 de abril de 2024

Creme anti-atrito Endue Chamois

Produto de fabricação nacional previne de forma eficiente assaduras e desconforto causados pelo atrito entre a região da virilha em contato com o selim da bicicleta

Assaduras e desconforto causados pelo atrito entre a região da virilha em contato com o selim da bicicleta é provavelmente um dos maiores problemas encarados pelos ciclistas que se aventuram em pedaladas de média e longas distâncias.

Para evitar ou amenizar o surgimento destes incômodos que prejudicam a performance do atleta, é indicada a utilização de lubrificantes que facilitam o deslizamento da pele, de forma a reduzir o atrito. Entretanto, o mero ato de lubrificar não garante a efetividade do produto, já que fatores como inflamações cutâneas e pelos encravados na região da virilha podem agravar o desconforto durante a pedalada.

Pensando nisto, a Solifes, empresa brasileira sediada no estado de Santa Catarina, lançou o Endue Chamois, um creme protetor anti-atrito que vai muito além de um mero lubrificante esportivo.

Desenvolvido com a estreita colaboração de atletas de alta performance do triathlon, do ciclismo de estrada e do MTB, o Endue Chamois conta em sua formulação com ingredientes que potencializam sua afetividade como:

Aloe vera – Derivada da planta conhecida no Brasil como Babosa, a aloe vera é utilizada a mais de 5.500 anos no tratamento de problemas da pele, atuando como agente cicatrizante, tonificante, anti-inflamatória, suavizante, refrescante, hidratante e protetora. Rica em vitaminas A, B, C, E e do complexo B, é rica em minerais como cálcio, magnésio, manganês, selênio e zinco, o que age como restauradora de tecidos.

Óleo de amêndoas doces – Um dos produtos naturais mais utilizados em dermocosméticos, devido a suas características hidratantes. Por ser um suave óleo vegetal carreador, possibilita a penetração dos demais princípios ativos do Endue Chamois na pele, facilitando sua absorção. Rico em vitaminas E, B, A e ácido oleico, e atua como hidratante e suavizante, além de nutrir e proporcionar maciez à pele.

Manteiga de Karité –  Excelente emoliente, exerce ação protetora sobre a pele, prevenindo contra o ressecamento. Devido à grande quantidade de ácidos graxos em sua composição, retêm a umidade e promove a elasticidade da pele, garantindo assim sua hidratação. Com uma textura suave e aveludada, a manteiga de karité age protegendo a pele das agressões.

Endue Chamois

Apresentação e uso

Disponível em bisnagas de 250 e 60ml, ou em sachês individuais de 7ml, o Endue Chamois deve ser generosamente aplicado nas regiões de contato com o selim e também sobre o forro da bermuda ou bretelle. No caso de triatletas, o produto pode e deve ser aplicado em todas as regiões do corpo passíveis de sofrer atrito, como axilas, mamilos e pescoço, devido a utilização de wetsuits (comumente chamadas de ‘roupas de borracha’). Ao contrário dos produtos a base de vaselina, o Endue Chamois não reage com o neoprene, causando manchas.

Eficácia

Utilizei o Endue Chamois em pedaladas de mountain bike tanto em estradas quanto em trilhas, aplicando o produto momentos antes da prática esportiva. De fato, a diferença entre usar o não o produto foi gritante!

O produto possui odor neutro e, uma vez aplicado, o Endue Chamois é rapidamente absorvido pela pele. O contato é bastante agradável, reduzindo eficazmente o atrito e seu consequente desconforto.

Para uma maior efetividade, recomendo a reaplicação a cada 4 horas de pedalada.

Creme anti-atrito Endue Chamois

Preço
Eficiência
Facilidade de uso

Muito Bom!

Alternativa barata e eficiente aos caros similares importados

Conclusões

O Endue Chamois mostrou ser uma alternativa viável e barata aos caros produtos similares importados. Em sua versão 250ml, o creme anti-atrito da Solifes é comercializado ao preço médio de R$ 105,36, enquanto que a bisnaga de 60ml pode ser adquirida por cerca de R$37,90. Já os sachês de uso individual podem ser adquiridos por 5 reais cada.

Sua eficiência pode ser constatada tanto por mim quanto por amigos triatletas que comprovaram sua capacidade anti-atrito em treinos de média e longa distância, sem nada que desabonasse sua utilização.

Evidentemente, é bom destacar que nenhum creme anti-atrito faz milagres sozinho. Bermudas de má qualidade ou com forro ineficiente, bem como selins inapropriados, podem tornar sua pedalada um verdadeiro suplício, independente do uso ou não do uso de cremes. Porém, em condições de uso ideais, o Endue Chamois cumpre com louvor sua função.

Pontos positivos

  • Fácil de aplicar;
  • Conforto;
  • Preço.

Pontos negativos

  • Ainda é um pouco difícil de ser encontrado nas lojas de Brasília.

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização