29 de março de 2024

Flona-Barrão

Trilha de dificuldade fácil-média, com extensão total de 30,7 km, com percurso que mescla estradas de terra e singletracks.

Com inicio em estradinhas planas, entre eucaliptos e pinheiros, a trilha começa a ficar mais movimentada a partir do km 5,9, com uma pequena descida e depois um singletrack com algumas pedras e buracos que leva até a barragem da Flona.

A subida após a barragem é o trecho mais exigente da Flona, pois é relativamente longa, com trechos inclinados e algumas pedras e buracos.

Um pouco mais adiante, um grande trecho de singletrack em mata fechada que começa no km 11,3 e vai até o km 16,4, entre eucaliptos e pinheiros, sinuoso, com vários obstáculos artificiais no solo (troncos), que exigem atenção e uma certa habilidade.

Outro ponto interessante a seguir é a bica d’água, boa para se refrescar antes de encarar a subida que vem logo a seguir. Após a bica, o restante da trilha segue mais plano, alternando estradas de terra e singletracks até o retorno à sede da Flona.

A Flona é uma área de proteção ambiental e importante nascente de manancial de água que abastece Brasília. Portanto, é importante observar a disciplina de preservação e proteção ambiental. É proibido o banho nos cursos d’água que cortam a floresta em especial nos mananciais. É proibido utilizar as áreas virgens, restringindo-se o pedal apenas aos caminhos indicados.

Fonte: Rebas do Cerrado

[sgpx gpx=”/wp-content/uploads/gpx/barrao-flona.gpx”]

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização