29 de março de 2024

Mochila de hidratação Evoc CC10L

Patrocinador oficial da mais famosa prova de MTB Marathon do planeta, a Absa Cape Epic, o fabricante alemão Evoc possui um linha completa de mochilas voltadas para utilização em ciclismo urbano e mountain biking.

Entre os modelos que desembarcaram em nosso país através da Julio Andó, distribuidora exclusiva da marca no Brasil, destaca-se a CC10L, uma mochila de hidratação destinada ao aos adeptos de pedaladas de média e longa distância, assim como praticantes de All Mountain/Enduro que precisam de espaço para armazenar seus acessórios de proteção.

Mochila de hidratação Evoc CC10L
Foto: André Ramos / MTB Brasília

A mochila chama a atenção por seu design retangular com cantos arredondados e um grafismo invulgarmente colorido, onde a cor predominante azul claro se mistura com zíperes amarelo, verde, azul e vermelho, cada um referente a um compartimento diferente, o que facilita sua rápida identificação. Para quem é adepto da sobriedade, uma versão inteiramente na cor preta também pode ser adquirida no Brasil.

Mochila de hidratação Evoc CC10L
Foto: Divulgação / Evoc

Com 10 litros de capacidade de carga total (incluindo até 3 litros de água), a CC10L possui espaço de sobra para o ciclista levar o que precisar para as trilhas. Muito bem construída, não encontrei costuras fora do lugar ou sobras de material, o que denota um ótimo controle de qualidade do fabricante.

Especificações técnicas

Capacidade máxima 10 litros
Peso 600 gramas
Dimensões 20 cm x 50 cm x 10 cm
Material Nylon 210 / D Ripstop revestido PU, P600 / D revestido PU, 3D Air Mesh, Air Malha
Reservatório de água Hydrapak de 2 litros

Apresentação – Robusta, porém leve e ergonômica, a CC10L é confeccionada externamente em tecido de Nylon 210, que recebe um tratamento térmico denominado Ripstop, que reforça suas fibras aumentando a resistência à abrasão, além de repelir água com mais eficiência que nos tratamentos químicos convencionais. Nas áreas de maior atrito como nas alças e no fundo, é utilizado o P600, tecido sintético de altíssima resistência e ao mesmo tempo leve.

A parte posterior da mochila CC10L utiliza uma combinação de tecnologias para manter o conforto térmico na região das costas. Confeccionada em 3D Air Mash, um tecido de estrutura tridimensional que oferece características únicas de ventilação e acolchoamento, a região é confeccionada em forma de dutos, em uma tecnologia denominada Air Pad System, que canaliza o fluxo de ar quente para fora da mochila.

Mochila de hidratação Evoc CC10L
Foto: Divulgação / Evoc

Para melhorar ainda mais a ventilação, as alças da mochila utilizam acolchoamento perfurado para permitir a passagem do ar. O resultado é uma das mochilas mais arejadas que já experimentei.

Mochila de hidratação Evoc CC10L
Foto: André Ramos / MTB Brasília

No compartimento frontal, de zíper amarelo, há espaço para armazenar de foma organizada, câmara de ar, reparos para pneus, ferramentas, bomba de ar e o que mais se fizer necessário.

O compartimento acima, de zíper vermelho, é acolchoado em seu interior, de forma armazenar óculos ou smartphones sem o risco de danificá-los. O espaço reserva ainda um bolso telado para guardar dinheiro e outras miudezas.

Mochila de hidratação Evoc CC10L
Foto: André Ramos / MTB Brasília

O compartimento principal, onde fica acondicionado o reservatório de água, não possui divisões, e pode ser utilizado para guardar equipamentos de segurança como joelheiras e cotoveleiras (no caso de praticantes de Enduro), ou roupas e alimentação (para cicloturistas e outros adeptos de longas distâncias). O compartimento reserva ainda uma bolsa telada para a guarda de chaves e outros objetos.

Mochila de hidratação Evoc CC10L
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Um último compartimento, de zíper verde, está situado na parte inferior da mochila e armazena uma prática rede para fixar e proteger o capacete quando não está sendo utilizado.

Mochila de hidratação Evoc CC10L
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Reservatório – A mochila de hidratação Evoc CC10L vem com um reservatório de água com capacidade para até 2 litros, embora seja compatível com refis de até 3 litros. O reservatório é fabricado pela Hydrapak, um dos maiores especialistas do mundo em soluções de armazenagem de água para esportes outdoor.

Mochila de hidratação Evoc CC10L
Foto: Divulgação / Evoc

Possui marcação impressa da litragem e utiliza um engenhoso sistema de fechamento onde um grande clip plástico ‘morde’ toda a parte superior do saco. O resultado é um reservatório fácil de preencher e de ser higienizado, já que podemos enfiar a mão inteira em seu interior. De acordo com o fabricante, pode ser levado diretamente ao congelador e suporta temperaturas de até 60 graus Celsius.

Mochila de hidratação Evoc CC10L
Foto: André Ramos / MTB Brasília

O refil é produzido em material 100% livre de BPA e PVC, e recebe um tratamento especial antimicrobiano e anti-fúngico, resultando em um reservatório livre de gostos estranhos.

Sua mangueira proporciona um bom fluxo de água e pode ser montada tanto do lado esquerdo quanto direito da mochila. O bico de acesso possui trava para evitar o vazamento acidental de água.

Na trilha – Devidamente equipada com água, ferramentas e todos os acessórios que geralmente levo nas trilhas, coloquei a CC10L em ação. Apesar de seu tamanho grande, a mochila mostrou-se extremamente confortável, mesmo quando cheia. É possível alterar facilmente a altura das alças, do cinto ventral e do peitoral (cujo fecho é também um apito de alerta).

Gostei particularmente da tecnologia Air Pad System. Entre todas as mochilas que já experimentei esta é, sem dúvida, a que menos esquentou minhas costas.

Uma vez corretamente ajustada, em nenhum momento a mochila se movimentou involuntariamente, mantendo a pedalada previsível e segura, mesmo nos terrenos mais acidentados.

A mochila mostrou-se resistente ao choque com arbustos e galhos e resistiu bravamente a respingos de água.

Particularmente senti falta de um bolso lateral de acesso rápido para celular ou câmera. A solução encontrada pela Evoc de guardá-los no compartimento superior embora os mantenha seguros, exige a retirada da mochila das costas, o que não é muito prático.

O sistema de armazenagem de capacete é um dos mais interessantes que vi, pois protege de maneira eficaz mesmo capacetes do tipo full-face (fechados).

Excelente opção em mochila de média/alta capacidade

Estética
Funcionalidade
Impermeabilidade e proteção
Resistência
Conforto
Reservatório de água
Preço

Ótimo

Confortável e resistente. Só faltou um bolso lateral de acesso rápido...

Conclusão – Um dos acessórios mais utilizados na prática do mountain biking, a mochila de hidratação é também um dos acessórios com maior número de opções nas lojas. Apresentar um produto de alta qualidade e com características diferenciadas é a diferença entre o seu sucesso ou o seu fracasso e a Evoc mostrou que não entrou neste nicho de mercado apenas para ser mais uma opção.

Comercializado por R$ 509,90 (ou R$ 458,91 a vista), a mochila de hidratação Evoc pode ser considerada cara por alguns, mas para quem deseja um acessório de alta qualidade e desempenho, trata-se, sem dúvida, de uma ótima opção que não fica nada a dever a concorrentes em sua faixa de preço, como a Camelbak, a Osprey e a Shimano. Ao contrário, a concorrência que se cuide!

Pontos positivos

  • Robustez
  • Conforto
  • Regulagem de distribuição da carga
  • Circulação do ar nas costas
  • Espaço interno

Pontos negativos

  • Faltou um bolso de acesso rápido para o celular ou câmera

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização