18 de abril de 2024

Como utilizar corretamente adesivos trava-roscas em componentes de bicicletas

Indicados para fixar parafusos de baixo torque e/ou sujeitos ao afrouxamento devido à vibração, os adesivos anaeróbicos são extremamente úteis na montagem da bicicleta 

Adesivos anaeróbicos, mais conhecidos trava-roscas ou ‘Loctite’ (fabricante mais famoso do produto) são utilizados na montagem de componentes e peças de bicicletas com o intuito de fixar parafusos sujeitos ao afrouxamento devido à vibração.

Embora existam alternativas eficientes para fixar parafusos como porcas e travas de segurança, nenhuma é tão barata, prática e leve quanto a aplicação do trava-roscas.

Adesivos anaeróbicos são indicados para serm utilizados em parafusos sujeitos ao afrouxamento devido à vibração como os utilizados nas pinças de freios
Adesivos anaeróbicos são indicados para serm utilizados em parafusos sujeitos ao afrouxamento devido à vibração como os utilizados nas pinças de freios

Este tipo de adesivo é particularmente útil em pequenos parafusos que exigem baixo índice de aperto (torque), como os utilizados para fixar os rotores (discos) de freios nos cubos da roda. Trava-roscas também são muito utilizados por montadores de rodas, que o utilizam para fixar os raios em seus nipples.

Como funciona – Adesivos anaeróbicos são uma espécie de cola a base de metacrilatos, que se solidificam quando privados de contato com o oxigênio, em um processo denominado cura. Seu processo total de fixação geralmente ocorre em cerca de 24 horas, quando o produto seca totalmente.

Qual o tipo indicado – O grau de adesivagem é informado pelos fabricantes através da cor do corante do produto. Assim, no mercado encontramos os seguintes tipos:

  • Púrpura – Baixo torque. Sua cura completa se dá em até 24 horas após a aplicação e possui baixo índice de adesivagem;
  • Azul – Médio torque. Sua cura completa se dá em até 24 horas após a aplicação e, via de regra, pode ser desmontado com o auxílio de ferramentas manuais. Indicado para utilização em bicicletas;
  • Verde – Médio/Alto torque. Utilizado na montagem de terminais elétricos e espaçadores. Pode ser desmontado por ferramentas manuais ou aplicação de calor;
  • Vermelho – Alto torque. Sua cura completa se dá em até 24 horas após a aplicação. Para ser desmontado exige a utilização de aplicação de calor. Não use em bicicletas!

Loctite

Além do adesivo azul, o verde também pode ser utilizado em bicicletas, como elemento fixador de rolamentos (evite a aplicação próxima aos selos). Por ter um maior torque que o adesivo azul, deve ser utilizado com moderação.

Onde utilizar – Parafusos de fixação de pinças e rotores de freio, balanças de suspensões traseiras, rolamentos e, em alguns casos específicos, movimentos centrais do tipo press-fit.

Também pode ser utilizado para fixar o parafuso de ajuste de freios de aro ou em manetes de freios.

Como aplicar – Comece limpando cuidadosamente o parafuso com o auxílio de álcool isopropílico e um pano limpo, tendo o cuidado de remover completamente qualquer vestígio de graxa ou sujeira. Faça o mesmo com a rosca e, caso necessário, utilize um cotonete para uma limpeza mais eficaz.

Espere pela secagem completa antes de aplicar o adesivo e aproveite para inspecionar o componente em busca de trincados causados por aperto excessivo.

A maioria dos adesivos anaeróbicos encontrados no mercado dispõem de um bico aplicador que facilita a sua utilização. Aplique preferencialmente apenas no início da rosca do parafuso, evitando o excesso, que poderá eventualmente prejudicar sua posterior remoção.

Aplique preferencialmente apenas no início da rosca do parafuso, evitando o excesso
Aplique preferencialmente apenas no início da rosca do parafuso, evitando o excesso

Observe a indicação de torque dos componente e utilize um torquímetro para realizar o aperto apropriado.

Aperte o parafuso com o adesivo ainda em sua forma líquida, preferencialmente. Ao secar, a ausência de oxigênio irá potencializar a trava.

Onde não usar – Não utilize em hipótese alguma trava-roscas em parafusos de titânio, principalmente os que entram em contato com aço ou alumínio, pois poderá ocorrer um fenômeno chamado corrosão galvânica, que poderá dificultar ou até mesmo impedir sua posterior remoção. Em seu lugar, utilize compostos como as graxas especiais Finish Line Anti-Seize e Loctite Anti-Seize. Pelo mesmo motivo a aplicação deve ser evitada em parafusos de alumínio, com um agravante: por sua fragilidade, estes poderão se danificar durante a retirada.

Finish Line Anti-Seize
Finish Line Anti-Seize

Também deve ser evitada a utilização de adesivos anaeróbicos em:

  • Parafusos de fixação de coroas;
  • Parafusos do pedivela (utilize em seu lugar graxa e observe as especificações de torque;
  • Pedais (graças à sua rosca invertida, este componente nunca afrouxa com o uso). Em seu lugar, aplique graxa nas roscas, para evitar ruídos indesejáveis e facilitar sua remoção.
  • Eixos de rodas;
  • Canotes de selim: Utilize apenas graxa de alta viscosidade. Observe atentamente as especificações de torque da blocagem e, caso necessário, utilize graxa especial com fibras de carbono para evitar seu deslizamento (este produto pode ser utilizado em quadros metálicos e de carbono).
Não utilize adesivos em parafusos de fixação das coroas
Não utilize adesivos em parafusos de fixação das coroas

Dicas

  • Seja parcimonioso na aplicação. Lembre-se que o objetivo é travar o parafuso, não fixá-lo permanentemente.
  • Graxa e trava-roscas nunca devem ser misturados. Caso necessário, aplique uma pequena quantidade de adesivo na ponta do parafuso e a graxa em sua seção final, deixando um espaço vazio entre os produtos.
  • Durante a remoção, caso o parafuso esteja muito travado, não force-o, pois o mesmo poderá danificar-se. Utilize uma fonte de calor, como um ferro de solda encostado no parafuso por alguns minutos para amolecer o adesivo.
  • resíduos de adesivos nas roscas do parafuso devem ser completamente removidas antes de uma nova aplicação. Para isto, utilize acetona ou produtos especialmente desenvolvidos para isto, como o Descola Tudo da Loctite.
 
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização