16 de abril de 2024

Como improvisar um adaptador de emergência para válvula Presta

Perdeu o adaptador da válvula bico fino e precisa encher o pneu da bike? Confira essa dica ‘MacGyver’ de como improvisar adaptador com uma tampa plástica e um canivete

Atualmente, boa parte das bicicletas de gama intermediária e topo de linha utilizam câmaras de ar ou conjunto tubeless com válvulas Presta, também conhecidas como válvulas de “bico fino”.

Embora mais leves e menos resistentes ao bombeamento de ar, as válvulas Presta não podem ser enchidas em calibradores de posto de gasolina sem a utilização de um adaptador, o que pode gerar um problema, caso você não o possua ou tenha perdido.

Adaptador de rosca para válvulas Presta
Adaptador de rosca para válvulas Presta

Felizmente existe uma maneira fácil e prática de criar um adaptador de emergência que lhe permitirá encher o pneu em um calibrador / compressor de ar. Tudo o que você precisa é:

  • Uma tampinha plástica de válvula Presta (do tipo comumente fornecido com as câmaras de ar);
  • Um canivete.

Tampinhas

Instruções

  • Com o auxílio do canivete, corte a tampinha na linha horizontal que a divide ao meio;
  • Descarte a parte superior da tampinha;
  • Abra a rosca da válvula;
  • Atarraxe na válvula da câmara de ar ou pneu o anel resultante do corte da tampa, com a parte mais grossa para cima;
  • Pronto!

Alguma dúvida? Confira o vídeo abaixo:

ATENÇÃO!!! Trata-se de um adaptador emergencial, que não possui a mesma precisão de um modelo específico. Além disso, este adaptador não funciona adequadamente em bombas de ar manuais.
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização