19 de abril de 2024

Mini-Sota 2.0, a fat bike aro 24 feita especialmente para a gurizada

Com a crescente popularização das bicicletas fat-bikes, mais cedo ou mais tarde algum fabricante iria se interessar em produzir um modelo voltado para o público infantil. foi o caso do fabricante Framed Bikes, localizada no estado de Minnesota, Estado Unidos.

Especializado na construção semi-artesanal de bicicletas singlespeed, BMX e, claro, fat-bikes, a marca lançou o modelo Mini-Sota 2.0, uma bicicleta de rodas gorduchas aro 24 polegadas e uma configuração de deixar muito marmanjo com inveja.

O nome Mini-Sota vem de um trocadilho com as palavras Mini e Minnesota, que também é o nome da linha adulta de fat-bike da marca. Seu quadro é construído com tubulação em liga de alumínio 6061 apenas no tamanho 13 polegadas. O garfo, do tipo rígido, também é construído em alumínio 6061.

Mini-Sota 2.0

O grupo motor escolhido foi o X5, da marca norte-americana SRAM, de 9 x 1 velocidades, com cassete de 11-34 dentes e pedivela Truvativ (com coroa de 32 dentes).

Os freios escolhidos foram os Avid BB5 a disco, de acionamento mecânico, com boa capacidade de frenagem, embora sem a modulação e o conforto dos modelos hidráulicos.

As duas rodas possuem aros de alumínio de parede simples, que abrigam pneus da marca taiwanesa Chao Yang, de 24″ x 4″ e 120 tpi. As rodas utilizam blocagens reforçadas de 135mm (dianteira) e 170mm (traseira).

Mini-Sota 2.0

O resultado é uma bicicleta relativamente leve (14kg), estável e que transmite uma intensa sensação de segurança, mesmo para o mini ciclista mais inexperiente, garantindo assim o mais puro divertimento.

Segundo o fabricante, a Mini-Sota é resultado da política da empresa, que produz bicicletas de acordo com os seguintes princípios:

  • Duas rodas são sempre melhores do que quatro;
  • Nada faz você sentir-se novamente um criança do que uma bicicleta;
  • Uma boa bike não precisa ser cara ou complicada.

Enquanto o preço médio de uma bicicleta fat-bike nos Estados Unidos seja de 1.200 dólares, o preço praticado pela Framed Bikes na nova Mini-Sota é de 600 dólares, na configuração descrita acima.

Maiores informações: Framed Bikes

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização