18 de abril de 2024

Glossário Shimano de termos técnicos

A gigante Shimano é líder absoluta no desenvolvimento e fabricação de componentes para bicicletas. Muitas de suas tecnologias acabam sendo incorporadas por outros fabricantes, como o sistema de pedais clipless SPD e o pedivela integrado Hollowtech II, entre outros. Conheça mais sobre a nomenclatura das tecnologias empregadas pela marca japonesa:

2-Way-Release – Sistema de passadores de marcha cuja alavanca menor pode ser operada tanto pelo dedo indicador (puxando a alavanca) quanto pelo polegar (empurrando-a).

Cartridge Bearing Headset – Caixa de direção patenteada que permite o ajuste fino dos rolamentos para compensar tubos de direção desalinhados.

Cartridge Bottom Bracket – Movimento central (também conhecido por caixa de centro) selado. Gradativamente sendo substituído pelo sistema integrado pedivela/movimento central.

Rotor de freio com trava Center Lock
Rotor de freio com trava Center Lock

Center-Lock – Sistema de fixação do rotor do freio que, ao invés dos tradicionais seis parafusos utiliza um único anel rosqueado, em padrão similar ao utilizado para fixar cassete do tipo Hyperglide no freehub.

Custom-Fit – Sistema de ajuste que, mediante a aplicação de calor e vácuo, molda-se a palmilha aos pés do ciclista, garantindo um ajuste personalizado.

CI-Deck (Central Information) Deck – Ciclocomputador com informações sobre o posicionamento das marchas da bicicleta.. (C201/C101/C050)

Di2 (Digital Integrated Intelligence) –  Nomenclatura oficial dos câmbios eletrônicos da marca.

Double Servo Panta Mechanism – Mantém a polia do câmbio dianteiro em uma distância constante e uniforme de cada um dos pinhões do cassete.

Dual Control – Refere-se às manetes de freio de bicicletas de estrada, integradas aos trocadores de marcha.

Dual SIS – Sistema de câmbio indexado.

Dyna-Sys –Última geração de sistema de transmissão, compatível com 2×10 ou 3×10 velocidades.

Front Hub Roller Brake Modulator – Sistema de freios a tambor desenvolvido para bicicletas de passeio (grupos Nexave C500, T400, T300 e Nexus).

Cassete com o sistema Hyperglide
Cassete com o sistema Hyperglide

HG – Hyperglide – Sistema de rampas e dentes diferenciados presentes nos cassetes e corrente, que permite uma maior velocidade e suavidade nas trocas de marchas.

HG-X – Novas correntes para cassetes de 10 velocidades. São mais finas e possuem quatro tipos de elos diferentes, proporcionando melhor escoamento de sujeira e trocas mais rápidas e precisas de marcha.

Hollowtech – Sistema de pedivela cujos braços são ocos, reduzindo o peso final do componente.

Hollowtech II – Termo utilizado para designar os novos pedivelas com pernas ocas e com o eixo do movimento central integrado, diminuindo o peso final do conjunto e aumentando sua rigidez.

HyperDrive –  Sistema de rampas e pinos presentes nas coroas, que permite uma maior velocidade e suavidade nas trocas de marchas.

Freio a disco Shimano Saint, com tecnologia Ice-Tech no rotor e na pastilha de freio
Freio a disco Shimano Saint, com tecnologia Ice-Tech no rotor e na pastilha de freio

Ice-Tech – Tecnologia de resfriamento dos freios a disco, que consiste em fabricar os rotores (discos) em uma estrutura de “sanduíche”, formada por 3 camadas: um núcleo de alumínio e duas camadas de aço inoxidável na parte exterior, a fim de dissipar o calor mais elevado do alumínio e reduzindo da temperatura da superfície do rotor em cerca de 100 graus.

Também dá nome às pastilhas de freio com aletas (superfícies articuladas) de refrigeração em alumínio, que visam melhorar a dissipação de calor e reduzir a temperatura da superfície das pastilhas de freios.

IG (Interactive Glide) – Evolução do sistema HG, disponível para transmissões de até 3 x 8 velocidades.

Integrated Power Modulator – Utilizado em freios de aro (V-Brakes). Siatema de modulação de força que absorve o excesso de pressão na manete para evitar o travamento da roda.

Light Alloy Sprocket Carrier – Anel de fixação do cassete no freehub da roda, feito em alumínio.

Linear Action Rear Derailleur – Sistema que utiliza uma polia para conduzir o cabo de marcha até o câmbio traseiro, diminuindo o atrito e tornando a troca de marchas mais macia. Utilizado em grupos de bicicleta de passeio (Nexave C900, C600 e C500)

M-System – Composto especial para sapatas de freios V-brakes pads, com maior capacidade de frenagem em condições de chuva.

Mega Range – O maior pinhão do cassete, com 34 dentes.

Mono-Body Caliper – Sistema de construção das pinças de freios a disco em uma única peça, garantindo assim a rigidez e a redução do peso final.

Octalink – Sistema de encaixe de oito dentes do pedivela no movimento central. Está sendo substituído gradativamente pelos pedivelas integrados Hollowtech II.

Passador SLX, com visor Optical Gear Display
Passador SLX, com visor Optical Gear Display

Optical Gear Display – Visor dos passadores de marcha Rapid Fire.

Parallel-push linkage – Mantém as sapatas de freios do tipo V-brake paralelas ao aro da roda, aumentando sua capacidade de frenagem.

Rapidfire – Sistema de trocador de marcha indexado.

Rapid Rise Rear Derailleur – Sistema de câmbio invertido, no qual as molas tensionam o câmbio na direção do maior pinhão do cassete ao invés do menor. Preferido por alguns ciclistas em relação ao sistema convencional.

Revoshift – Alternativa da Shimano aos passadores de marcha Grip-Shift da rival SRAM. Utilizado em grupos de bicicletas de passeio (C201, C101, C050 eNexus).

Servo Wave – Sistema encontrado nos modelos de freio a disco hidráulico, que permite alterar os pontos de pressão da pastilha de freio no rotor de acordo com o curso da manete. No início do curso da manete, as pastilhas tocam levemente o disco, enquanto que ao se apertar a manete, os freios apertam firmemente em contato com o rotor sem a necessidade de força por parte do usuário. O sistema oferece uma boa separação entre as pastilhas e o rotor, eliminando arrasto involuntário dos mesmos.

Shadow Plus – Sistema presente em alguns câmbios traseiros topo de linha que aumenta a tensão da corrente, evitando o chacoalhar da mesma e aumentando a eficiência das trocas de marcha em terrenos acidentados.

SPD (Shimano Pedalling Dynamics) – Sistema de pedais de encaixe (clipless).

Super Narrow HG – Corrente para grupos de transmissão de 3 x 9 velocidades.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização