28 de março de 2024

Como instalar e ajustar corretamente os taquinhos da sapatilha

Uma boa instalação maximiza a potência da pedalada e previne lesões

SapatilhasA correta instalação dos taquinhos em sua sapatilha é uma aspecto muito importante para se evitar lesões nos joelhos, além de dores musculares ao longo das pernas.

O procedimento em si não é algo complicado de se fazer, basta seguir alguns simples passos para se beneficiar de todas as vantagens do uso de pedais de encaixe (clipless) sem arriscar nossa saúde.

Para a instalação dos taquinhos nas sapatilhas, precisaremos de um canivete de chaves do tipo allen, uma régua e uma caneta hidrográfica.

A articulação do dedãoA articulação do dedão – O primeiro passo para instalar corretamente o taquinho é determinar sua correta posição.

Para isto, precisamos localizar  a segunda articulação do dedão do pé. Fica localizado exatamente na parte mais larga do pé, onde aparecem os “joanetes”. Memorize esta localização.

Marcando a posição corretaMarcando a posição correta – Calce sua sapatilha e marque em ambas as sapatilhas a posição exata da articulação citada no item anterior. Para a marcação, utilize uma caneta hidrográfica ou mesmo um pedaço de fita adesiva.

Descalce as sapatilhas em seguida.

Instalando os taquinhosInstalando os taquinhos – Coloque os taquinhos em sua posição. Alinhe-os lateralmente com os canais do solado da sapatilha (o normal é que estas aberturas coincidam sobre o eixo de simetria do solado). Em seguida, alinhe os taquinhos longitudinalmente com a marca citada no item anterior.

Aperte os parafusos de maneira firme, porém não excessiva.

Conferindo a instalaçãoConferindo a instalação – Assegure-se de que, ao encaixar a sapatilha do pedal, a segunda articulação do dedão do pé esteja exatamente sobre o eixo do pedal.

Qualquer posicionamento que não seja este acarretará em maior esforço ao se pedalar.

Paralelo a bikeParalelo a bike – Assegure-se de que seus pés estejam perfeitamente paralelos ao pedivela da bicicleta.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização