19 de abril de 2024

Como escolher corretamente uma bicicleta infantil

As crianças estão em permanente mudança e a escolha de uma bicicleta adequada a eles pode ser uma tarefa complicada. Abaixo, algumas dicas a serem levadas em consideração na hora da compra

Na hora de comprar uma bicicleta para uma criança de idade específica, é frequente pensar que a mesma se tornará obsoleta muito rapidamente em função do crescimento da criança, sendo portanto um desperdício de dinheiro adquirir bicicletas no tamanho correto para aquela idade. Entretanto, não é agradável nem seguro ver uma criança montar em uma bicicleta grande ou inadequada para seu tamanho, já que com isto ele terá dificuldade em subir e descer da bike.

Como escolher corretamente uma bicicleta infantil

Se não bastasse a questão da altura da bicicleta, ainda ficam dúvidas sobre as diversas opções do mercado de bicicletas infantis. Qual o tamanho de roda completo? Devo comprar uma bicicleta com câmbio ou sem? E a suspensão? Para tentar ajudar, elaboramos abaixo alguma dicas úteis para quem pretende adquirir uma bicicleta para seu filho(a) pequeno(a):

Escolhendo o tamanho – Por ser o primeiro contato, é essencial que as crianças tenham sempre a bicicleta do tamanho certo. Comprar uma maior porque a criança vai crescer é perigoso, pois ela pode ficar insegura, se acidentar e até perder a vontade de pedalar. Ela precisa ter acesso fácil aos controles e comandos como os freios. Lembre-se também de sempre escolher um modelo leve para elas.

A altura do selim e do guidão – Caso você não saiba, as crianças, ao contrário dos adultos, necessitam tocar o solo com ambos os pés ao sentarem no selim. Sendo assim, tenha em mente que ao ajustar a altura do selim, deve ser mantida um espaço entre 2 a 3 centímetros entre o tubo superior e o cavalo (a medida da distância entre a virilha do ciclista e o chão). Quanto a altura do guidão, o ideal é que o mesmo esteja próximo a altura dos ombros. Um guidão muito baixo ou muito alto dificultará o controle da bicicleta.

Como escolher corretamente uma bicicleta infantil

As rodas – Atenção especial deve ser dada também ao tamanho da roda da bicicleta, para evitar que a criança tenha dificuldades em pedalar. Na tabela abaixo, o tamanho de roda ideal baseado na altura da criança

Idade Altura do cavalo Tamanho da roda
2 a 4 anos 35 a 42cm 12
4 a 6 anos 40 a 50cm 14
5 a 8 anos 42 a 55cm 16
7 a 10 anos 55 a 63cm 20
9 anos ou mais, até 1,50m de altura 60 a 72cm 24

Com câmbio ou sem – Ainda que um câmbio de várias velocidades possa parecer uma vantagem, para uma criança poderá parecer de uma complexidade desnecessária para um uso recreativo, além de adicionar peso. Caso opte por adquirir uma bicicleta com câmbio, dê preferência pelos de acionamento giratório (tipo Grip Shift), pois é mais simples e intuitivo para crianças. Confira se o acionamento é suave o suficiente para que seu filho possa utilizá-lo sem fazer força ou se machucar.

Suspensão – Assim como os certos modelos de amortecedores para bicicletas adultas, é frequente encontrar suspensões para bikes infantis com um funcionamento tão duro que não apresentam nenhuma vantagem além do aspecto estético, aumentando desnecessariamente o peso da bike. ao comprar uma bicicleta com amortecedor, tenha certeza de que o mesmo seja macio (não para o seu peso de adulto, mas para uma criança!), já que muitas vezes um garfo rígido cumpre melhor a função e não adiciona peso indesejado nem custo financeiro.

Componentes – Assegure que os componentes estão completamente adaptados ao tamanho e força da criança. Dê particular atenção as manetes de freio, que em bicicletas infantis de baixa qualidade costumam ter a empunhadura grande demais e exigirem força no acionamento. Cabos de freio não devem estar salientes nem desfiados. O ideal é que estejam protegidos por terminais de alumínio. As manoplas do guidão deverão ser macias e de diâmetro pequeno, para que as crianças possam segurar firmemente.

Cuidado com a corrente! – O acessório cobre-correntes é imprescindível para a segurança das crianças. Elas não precisam levar um susto enrolando sua roupa na corrente da bicicleta, ou mesmo machucando os pezinhos nas engrenagens da bike.

Acessórios – Leve em consideração a compra de itens como buzina e garrafinha. Isto para eles será mais um motivo de interesse. Lembre-se, se você gosta de colocar acessórios em sua bike, pode ter certeza que eles também.

Segurança – Por último, mas não menos importante, assegure-se de comprar também um capacete na medida apropriada (aquele seu capacete de reserva não serve) e conscientize seu filho sobre a sua importância. E toda vez que sair com ele para pedalar, dê o exemplo utilizando você também o capacete.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização